NO PAÍS DO VALE TUDO. Por Carlos Barros

Sangue no Vale Tudo

NO PAÍS DO VALE TUDO

Por Carlos Barros

Nada contra os que gostam de esportes radicais. Mas algumas coisas preocupam e despertam questões sobre o país do Vale Tudo. Por que deveríamos criticar os que gozam ao assistirem homens lutando numa arena? Aliás, uma prática comum na Antiga Roma dos gladiadores. Todavia, somos melhores que os romanos. Somos modernos. Mais que isso: somos pós-modernos. Somos o doce paradoxo de uma Nova Era. Somos religiosos e intolerantes com os diferentes. Somos defensores do movimento feminista e matamos as mulheres. Falamos em tolerância e somos homofóbicos. Discursamos acerca da paz e fazemos a guerra. Pregamos o amor ao próximo e demonizamos o outro.

No país do Vale Tudo, nada mais coerente do que sediar um esporte onde Vale Tudo, principalmente derramar o sangue do adversário. Deixar o outro deformado com hematomas em nome do entretenimento. Bem-aventurada a violência oficializada, televisionada, mediatizada. Talvez mais escandaloso seja assistir duas mulheres se beijando numa novela da Rede Globo ou do SBT. Nossos instintos e valores talvez nos permitam o gozo daquele espetáculo de sangue derramado numa arena. O que importa é bater, sangrar. Bravo! Nós brasileiros também sabemos tirar sangue do adversário. Somos os campeões do Vale Tudo. Do vale quanto pesa. Do vale a pena ver de novo.

Talvez muitos estejam lamentado não possuir o poder dos imperadores romanos. Bastaria virar o dedo para que o perdedor fosse sumariamente decapitado pelo vencedor. Mas, neste caso, teríamos que tirar as crianças da sala. O que não seria gratificante para os patrocinadores do evento.

No país do Vale Tudo pelo menos fica a certeza: após desligar a televisão ou o computador, voltaremos ao nosso mundo real. Voltaremos para nossas igrejas e pregaremos o amor ao próximo. Voltaremos para as escolas com o envernizado discurso da solidariedade e igualdade. Falaremos em nome das minorias e da paz. Voltaremos para os consultórios falando sobre saúde mental e de uma sociedade civilizada. Que assim seja no país do Vale Tudo.

Por Carlos Barros

Saberes e Olhares

Adicione aos Favoritos

This work by Jose Carlos Barros Silva is licensed under a

Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported License

Marcado como: , ,

Classificado em:Artigos, Comportamento

6 Respostas »

  1. abaixo ao falso moralismo dos que dizem que são adeptos da moral e dos bons costumes. Todo ser humano procura alguma forma de extravazar suas emoções, não se esquecamos que somos animais classificados como racionais antes de tudo procuramos manter nossa sobrevivência. O vale tudo é apreciado por muita gente agora saber o que cada um sente quando assiste é meramente pessoal já dis o ditado gosto é que nem c… cada um tem o seu e devemos respeitar. ps: acho que voçê entendeu os pontinhos. beijos

  2. Incrível. Cada texto que venho lendo do Blog só faz consolidar mais ainda minhas percepções de mundo. Texto muito coeso, que me faz só concretizar a noção de sociedade hipócrita na qual vivemos.

  3. No final das contas é apenas mais uma faceta da velha política do pão e circo…
    abraço.

Obrigado por sua visita. Seja sempre bem-vindo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

🔴 FIM DO IMPERIALISMO?

🔴 MODERNIDADE E CRISTIANISMO

🔴 DEMONIOS E ALIENÍGENAS

🔴 PARA ONDE CAMINHA A HUMANIDADE?

🔴 TEORIA DA CONSPIRAÇÃO?

🔴 ASTEROIDE 2002 NT7

🔴MEDO DO APOCALIPSE

%d blogueiros gostam disto: