Asteroide Zumbi passou pela Terra

Asteroide chamado ‘assustador’ zumbirão Terra no Dia das Bruxas*

A rocha espacial foi descoberta apenas algumas semanas antes de seu voo rasante

 

A rocha espacial maior do que um arranha-céu vai navegar perto da Terra no Dia das Bruxas, fechando por apenas além da lua. O asteróide não vai colidir com nosso planeta, mas como uma cósmica trick-or-treat oferece uma rara oportunidade de ver um quase acidente.

Astrônomos da Programa Near Earth Object da NASA viu pela primeira vez o asteróide em 10 de outubro, apenas três semanas antes de sua aproximação. Era muito pequeno e fraco para detectar até que veio dentro do intervalo de grandes telescópios de rastreio.

Desde então, os cientistas ter sido lutando a cada noite para manter um olho sobre o intruso, o acompanhamento de sua órbita, bem como a sua forma e tamanho. Apelidado assustador, o asteróide (oficialmente chamado TB145 2015) é estimada em cerca de 950 a 2.100 pés de largura (290 a 650 metros).

Os cientistas não vão ter a certeza de seu tamanho exato até que eles possam fazer medições de radar e os mais precisos será no Dia das Bruxas, quando passa o mais próximo. Mas mesmo no meio dessa faixa, ou 1.300 pés, assustador será de cerca de 32 vezes maior do que o asteróide que se queimou de forma espetacular acima Chelyabinsk, na Sibéria, em 2013.NASA calculou a trajetória do asteróide e diz que vai fechar com segurança por nós, viajando a 78.000 milhas por hora (35 quilômetros por segundo), cerca de 29 vezes mais rápido do que uma bala. Earthlings pode respirar um suspiro de alívio quando a pedra voa apenas após a órbita da lua no sábado, 31 de Outubro, 13:05 ET (17:05 UT).”No ponto de maior aproximação, será nem a menos de cerca de 300.000 milhas [480.000 quilômetros]”, disse Paul Chodas, do Centro de Estudos de Near Earth Object no Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa em um comunicado.

Assustador não é o maior nem o mais próximo de quase-acidentes da Terra nos últimos anos. Apenas em janeiro passado, BL86 veio para dentro de uma distância semelhante à da Terra. A próxima vez que vai ter a chance de ver um objeto conhecido este grande passe tão perto da Terra será em agosto de 2027, quando 1.999 AN10 vai voar a uma distância da lua. Mas as expectativas são de que haverá outros tais encontros, ainda mais cedo, enquanto continuamos a tropeçar em nova NEOs regularmente. Assim, a NASA espera manter um olho sobre este e outros asteróides, de modo a prever o seu caminho e ajudar a determinar qualquer risco potencial que pode representar no futuro.

Os cientistas dizem que, por causa de sua proximidade e grande porte, perto de miss Halloween será uma grande chance de abocanhar algumas imagens de alta resolução. NASA planeja usar a 110 pés (34 metros) antena Goldstone para saltar ondas de rádio fora da superfície do asteróide e pegar os ecos de radar com telescópios de rádio na Virgínia e em Porto Rico. Esta será a primeira vez que a agência espacial pode coletar imagens de um balanço asteróide pela Terra mostrando detalhes para baixo a dois metros de tamanho.

No total, os astrônomos têm até agora catalogadas cerca de 13.000 asteróides próximos da Terra. No entanto, estima-se que apenas 30 por cento das pessoas com o mesmo tamanho de classe como assustador ter sido detectado, e menos de um por cento dos 30 metros e maiores-ones que podem danificar uma cidade.

Como assistir” Apesar de que é relativamente perto para os padrões celestiais, espera-se a ser bastante fraca, então os observadores do céu nocturno da Terra precisaria de pelo menos um pequeno telescópio para vê-lo”, disse Chodas.Nas poucas horas quando assustador estará no seu mais próximo e mais brilhantes no Dia das Bruxas, skywatchers vai precisar de um telescópio grande quintal para caçá-lo nos céus acima. Seu brilho é esperado para chegar magnitude 10, o que tornaria visível através de um telescópio de espelho de oito polegadas.

A melhor época para Spooky-caça será a noite antes de sua maior aproximação, na sexta-feira, 30 de outubro Como se move lentamente pelo campo de estrelas na constelação brilhante Orion, o caçador, o asteróide vai passar uma estrela relativamente brilhante magnitude 8 HIP 23301 (visível através de telescópios apenas) em 3:20 ET, sábado de manhã. Desde que estes são objetos fracos, um telescópio computadorizado com a capacidade de selecionar um objeto para a matou, viria em muito útil.

Mas Slooh, um serviço de rastreamento espaço baseado na Internet, será manter um olho sobre o asteróide com seus telescópios robóticos nas Ilhas Canárias e Europa.

*Fonte: National Geographic

OBS: traduzido no Google tradutor

Obrigado por sua visita. Seja sempre bem-vindo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Fim do Mundo

Quanto tempo duraria uma Guerra Nuclear

Catástrofes do Fim do Mundo

Cinzas na Lua

Marte destrói Lua

Lua de Sangue e a Profecia do Fim do Mundo

🔴NOSSO MEDO DO APOCALIPSE, CIÊNCIA E RELIGIÃO

%d blogueiros gostam disto: